Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

Desafio Pasquímico 2: química do limão e gelo em mictório!

(O primeiro desafio está aqui e a resposta está aqui)

Algumas questões de vestibular são feitas para avaliar se você sabe alguns conceitos científicos e se você os relaciona com o cotidiano. Esse desafio tem esses dois enfoques, buscando relacionar dois conceitos químicos com um contexto, no mínimo, exótico... Vamos lá!

Alguns banheiros mais preocupados com o ambiente costumam colocar, nos mictórios masculinos, gelo e limão, como se pode ver nas imagens usadas para ilustrar o texto.
 
A intenção dos estabelecimentos é diminuir o cheiro de urina do banheiro e não somente divertir os usuários que se entretêm derretendo as pedrinhas de gelo ou furando as fatias de limão sem usar as mãos.

Foto retirada desta página
Mictório de Hotel de Montreal, aqui



Responda as perguntas abaixo:

a) Por que o gelo é usado para diminuir o cheiro de urina no banheiro?

b) O limão é usado junto ao gelo no mictório pela sobreposição de odores. Mas se houver quantidade suficiente de limão, há também um outro motivo, independente do cheiro do limão, que ajuda a controlar o odor da urina. Como ajuda, a resposta ao "item b" também explica o uso de bicarbonato de sódio nas axilas, como desodorante, e o uso de suco de limão sobre peixes, para disfarçar odores. Então, por que o limão, se usado em quantidade suficiente, pode diminuir o cheiro de urina no banheiro?

Resposta vem na semana que vem junto com novo desafio!

O desafio anterior está aqui.

4 comentários:

  1. Respondendo a questão A

    O gelo é utilizado no intuito de dificultar a dilatação de gases provenientes da urina e que causam um odor desagradával como a amônia.O gelo, com sua baixa temperatura, diminui o grau de agitação das moléculas de amônia, diminuindo assim seu potencial de propagação como gás.


    Respondendo a questão B

    O limão é muito utilizado não somente em mictórios como também em perfumes e desinfetantes pela mesma propriedade: Emanação de odor forte porém agradável em comparação com os demais, sobrepondo estes em muitos dos casos.
    O gelo também possui outra competência: dificultar a ploriferação de bactérias e ser tido como "alvo" dos homens quando estes urinam sobre aquele, minimizando a sujeira do ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Autor da resposta acima: Félix

    ResponderExcluir
  3. Resposta da A: diminuição da volatização dos compostos que nos dão a sensação de mal cheiro, pois baixas temperaturas significam baixa cinética molecular e, consequentemente, baixas quantias que conseguem "escapar" para a atmosfera e chegar ao receptores em nossos narizes.

    Resposta da B: o caráter ácido do limão desloca um equilíbrio químico, cujo um dos produtos é a amônia - uma das responsáveis pelo odor desagradável -, no sentido dos reagentes, diminuindo a concentração dela em solução e, consequentemente, diminui a quantia disponível para "escapar" para a atmosfera. Os mesmos equilíbrios - ou equilíbrios semelhantes - são observados no peixe, o que justifica o uso de limão para reduzir seu odor.
    O uso de bicarbonato de sódio se deve ao fato do caráter dele ser ácido, causado pela presença de ácidos carboxílicos. Entre outras substâncias, esses mesmos ácidos podem causar mal cheiro e, ao se aplicar bicarbonato de sódio, este reage com os ácidos presentes no suor, neutralizando-os e diminuindo sua concentração na pele - reduzindo por sua vez a quantia disponível para escapar para a atmosfera.

    ResponderExcluir
  4. Se eu utilizar a baixa temperatura do ar condicionado no reservatório de resíduos do banheiro funcionaria como inibidor de odores?

    ResponderExcluir