Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Falsificação de mel e o truque prá se salvar uma sopa


Acabei de assistir o jornal regional aqui de Sorocaba que transmitia uma matéria sobre a região de Itupeva, falando sobre as atrações turísticas de lá, inclusive a produção de mel. Aproveitaram para falar sobre falsificação de mel e aprendi uma coisa que não sabia: para testar se o mel está adulterado usa-se iodo em um teste para verificar presença de amido. Este teste é bastante comum na graduação em química e em brinquedos de divulgação científica. Lembro que quando era criança eu tinha um laboratório infantil com um reagente que fazia a aguinha da batata ficar azul e é justamente essa reação que identifica a falsificação. Porém, cabe um comentário, se você resolver testar adulteração de mel com o iodo sólido que você encontra à venda na farmácia, você não vai conseguir identificar nada. Isso porque não é o iodo que reage com a amilose (componente do amido, lembra?) e sim o triiodeto. Além disso, o iodo não é solúvel em água, então ele não vai se misturar ao mel adulterado. Para dar certo, você tem que usar a tintura de iodo, que é uma solução em álcool de iodo e um sal de iodo, gerando o triiodeto.


O amido é usado na falsificação de mel porque quando ele solubiliza em água, a solução fica muito viscosa, como o mel. Essa solubilização ocorre a temperaturas entre 60 e 80 graus, dependendo da origem do amido (batata, trigo, mandioca, etc...), pois é acima dessa temperatura que a água tem energia para penetrar nos grãos de amido (olha a foto ao lado alguns grãos de amido de batata) e permitir a sua solubilização em água. Esse processo é irreversível, ou seja, depois que a solução se esfria, o amido continua solúvel em água. Essa malandragem que os malandros usam para adulterar o mel, tem gente que usa na cozinha quando uma sopa fica rala. Basta jogar um pouco de farinha ou de maizena (preferencialmente) na sopa fervendo, que a sopa engrossa, ou seja, fica mais viscosa. O certo é a sopa ficar encorpada pelo uso de um bom caldo feito em casa ou pela liberação do amido de batata, cenoura e outros ingredientes que acompanham a sopa, mas se você precisar dar esse golpe do amido na sua sopa, use uma peneira para distribuir o amido pela sopa em agitação, porque senão formam-se uns grumos de farinha e seu golpe pode ser descoberto... :)

Um site com experimento de iodo com amido você encontra no Ponto Ciência, um excelente portal sobre experimentos químicos em ciência com muita coisa interessante para ver.

Todas as fotos deste post foram retiradas do Wikimedia Commons.

5 comentários:

  1. Legal o texto, Capi! Tá bem didático, principalmente a parte da sopa, hehehe
    abração

    ResponderExcluir
  2. Olha, vou fazer com o José, ele está super interessado em química!

    ResponderExcluir
  3. Meu sapiente amigo, creio que hoje posso contribuir com um de seus brilhantes artigos tecendo alguns comentários. Aprendidos por experiência própria: O primeiro deles: é mais fácil diluir o amido ou a farinha em água antes de despejá-los na sopa, do contrário você obterá um monte de carocinhos e não o espessamentod desejado. O segundo: ao usar a tintura de iodo, prefira as mais diluídas, pois as muito concentradas (como as de uso veterinário) causam queimaduras em contato com a pele e doi muuuito!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Um garoto vendendo mel em uma oficina mecânica, o mecânico perguntou ao garoto, este mel é puro?
    O garoto respondeu, é sim eu vi a minha mãe fabricar.

    ResponderExcluir
  5. I absolutely love your blog.. Excellent colors & theme.
    Did you create this site yourself? Please reply back as I'm wanting to create my own site and would like to know where you got this from or exactly what the theme is named. Kudos!

    My weblog ford ranger

    ResponderExcluir